Data/hora atual: Ter 14 maio 2024 - 13:14
Áreas do conhecimento
Áreas do conhecimento
- Tópicos
- Mensagens
- Última mensagem
Leitura/Escuta
Eixo do Componente Curricular Língua Portuguesa
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Letramento por meio da progressiva incorporação de estratégias de leitura em textos de nível de complexidade crescente
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Produção de textos
Unidade Temática do Componente Curricular Língua Portuguesa
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Progressiva incorporação de estratégias de produção de textos de diferentes gêneros textuais
- 1 Tópicos
- 13 Mensagens
- Produção de Texto - Perdidos na Ilha - Alunos Projeto Tempo Integral - E.E.João Lopes Gontijo
Qua 21 Nov 2018 - 11:17
Felipe Gabriel (Lipe)
Oralidade
Unidade Temática do Componente Curricular Língua Portuguesa
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Uso da língua oral, as características de interações discursivas e as estratégias de fala e escuta em intercâmbios orais
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Análise linguística/semiótica
Unidade Temática do Componente Curricular Língua Portuguesa
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Observação das regularidades e a análise do funcionamento da língua e de outras linguagens e seus efeitos nos discursos (Fono-ortografia, Léxico/morfologia, Morfossintaxe, Sintaxe, Semântica, Coesão, Sequências textuais, Modalização, figuras de linguagem, Variação linguística)
- 1 Tópicos
- 2 Mensagens
- Como não errar na ortografia?
Ter 5 Mar 2019 - 17:28
Carolina Rodrigues (Cacá)
Artes visuais
Unidade Temática do Componente Curricular Arte
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Contextos e práticas ● Elementos da linguagem ● Matrizes estéticas e culturais● Materialidades ● Processos de criação ● Sistemas da linguagem
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Música
Unidade Temática do Componente Curricular Arte
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Contextos e práticas ● Elementos da linguagem ● Materialidades ● Notação e registro musical● Processos de criação
- 2 Tópicos
- 2 Mensagens
- Desafio: Tanta música quanto aniversário
Sex 9 Abr 2021 - 0:09
Diego Henrique (Didi)
Teatro
Unidade Temática do Componente Curricular Arte
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Contextos e práticas ● Elementos da linguagem ● Processos de criação
MTG - Movimento Teatro de Grupo M.G.- 3 Tópicos
- 41 Mensagens
- Enquete: Como avalio minha participação no MTG? E por quê?
Ter 11 Ago 2020 - 22:26
Roger Xavier
Artes integradas
Unidade Temática do Componente Curricular Arte
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Processos de criação ● Matrizes estéticas e culturais ● Patrimônio cultural ● Arte e tecnologia● Contextos e práticas
- 1 Tópicos
- 10 Mensagens
- HQ Educação Viária - Projeto Tempo Integral da E. E. João Lopes Gontijo
Qua 12 Dez 2018 - 10:20
Felipe Gabriel (Lipe)
Brincadeiras e jogos
Unidade Temática do Componente Curricular Educação Física
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional ● Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo ● Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana ● Jogos eletrônicos
Palmacosta PSO- 14 Tópicos
- 74 Mensagens
- Possível problema na Quest Nightmare 4
Ter 20 Jun 2023 - 14:55
legit nyck
Esportes
Unidade Temática do Componente Curricular Educação Física
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Esportes de marca ● Esportes de precisão ● Esportes de campo e taco ● Esportes de rede/parede● Esportes de invasão ● Esportes técnico-combinatórios ● Esportes de combate
- 1 Tópicos
- 1 Mensagens
- Teste Mediador Rafael
Qua 6 Jun 2018 - 20:29
Rafael Eugênio R V
Ginásticas
Unidade Temática do Componente Curricular Educação Física
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Ginástica geral ● Ginástica de condicionamento físico ● Ginástica de conscientização corporal
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Danças
Unidade Temática dos Componentes Curriculares Educação Física e Arte
OBJETOS DE CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA● Danças do contextocomunitário e regional ● Danças do Brasil e do mundo ● Danças de matriz indígena e africana ● Danças urbanas ● Danças de salão
OBJETOS DE CONHECIMENTO EM ARTE● Contextos e práticas ● Elementos da linguagem ● Processos de criação
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Lutas
Unidade Temática do Componente Curricular Educação Física
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Lutas do contexto comunitário e regional ● Lutas de matriz indígena e africana ● Lutas do Brasil● Lutas do mundo
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Práticas corporais de aventura
Unidade Temática do Componente Curricular Educação Física
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Práticas corporais de aventura urbanas ● Práticas corporais de aventura na natureza
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Leitura
Eixo do Componente Curricular Língua Inglesa
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Práticas de linguagem decorrentes da interação do leitor com o texto escrito, especialmente sob o foco da construção de significados, com base na compreensão e interpretação dos gêneros escritos em língua inglesa, que circulam nos diversos campos e esferas da sociedade
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Escrita
Eixo do Componente Curricular Língua Inglesa
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Práticas de produção de textos de natureza processual e colaborativa
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Oralidade
Eixo do Componente Curricular Língua Inglesa
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Práticas de linguagem em situações de uso oral da língua inglesa, com foco na compreensão (ou escuta) e na produção oral (ou fala), articuladas pela negociação na construção de significados partilhados pelos interlocutores e/ou participantes envolvidos, com ou sem contato face a face
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Conhecimentos linguísticos
Eixo do Componente Curricular Língua Inglesa
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Práticas de uso, análise e reflexão sobre a língua, sempre de modo contextualizado, articulado e a serviço das práticas de oralidade, leitura e escrita
- 1 Tópicos
- 1 Mensagens
- Como aprender idiomas gratuitamente?
Sáb 26 Out 2019 - 12:30
Diego Henrique (Didi)
Dimensão intercultural
Eixo do Componente Curricular Língua Inglesa
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Compreensão de que as culturas, especialmente na sociedade contemporânea, estão em contínuo processo de interação e (re)construção
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Leitura
Eixo do Componente Curricular Língua Espanhola
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Práticas de linguagem decorrentes da interação do leitor com o texto escrito, especialmente sob o foco da construção de significados, com base na compreensão e interpretação dos gêneros escritos em língua espanhola, que circulam nos diversos campos e esferas da sociedade
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Escrita
Eixo do Componente Curricular Língua Espanhola
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Práticas de produção de textos de natureza processual e colaborativa
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Oralidade
Eixo do Componente Curricular Língua Espanhola
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Práticas de linguagem em situações de uso oral da língua espanhola, com foco na compreensão (ou escuta) e na produção oral (ou fala), articuladas pela negociação na construção de significados partilhados pelos interlocutores e/ou participantes envolvidos, com ou sem contato face a face
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Conhecimentos linguísticos
Eixo do Componente Curricular Língua Espanhola
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Práticas de uso, análise e reflexão sobre a língua, sempre de modo contextualizado, articulado e a serviço das práticas de oralidade, leitura e escrita
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Dimensão intercultural
Eixo do Componente Curricular Língua Espanhola
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Compreensão de que as culturas, especialmente na sociedade contemporânea, estão em contínuo processo de interação e (re)construção
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Números
Unidade Temática do Componente Curricular Matemática
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Álgebra
Unidade Temática do Componente Curricular Matemática
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Desenvolvimento de um tipo especial de pensamento – pensamento algébrico – que é essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Geometria
Unidade Temática do Componente Curricular Matemática
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes áreas do conhecimento
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Grandezas e medidas
Unidade Temática do Componente Curricular Matemática
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Estudo das medidas e das relações entre elas – ou seja, das relações métricas –, favorece a integração da Matemática a outras áreas de conhecimento, como a Ciências da Natureza (densidade, grandezas e escalas do Sistema Solar, energia elétrica etc.) ou Geografia (coordenadas geográficas, densidade demográfica, escalas de mapas e guias etc.)
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Probabilidade e estatística
Unidade Temática do Componente Curricular Matemática
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Conceitos, fatos e procedimentos presentes em muitas situações-problema da vida cotidiana, das ciências e da tecnologia
- 2 Tópicos
- 2 Mensagens
- Enquete: Qual era sua pior matéria na escola?
Qua 11 Set 2019 - 21:09
Diego Henrique (Didi)
Vida e evolução
Unidade Temática do Componente Curricular Ciências
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Corpo humano ● Respeito à diversidade ● Seres vivos no ambiente ● Plantas ● Características e desenvolvimento dos animais ● Cadeias alimentares simples ● Microrganismos ● Nutrição do organismo ● Hábitos alimentares ● Integração entre os sistemas digestório, respiratório e circulatório ● Célula como unidade da vida ● Interação entre os sistemas locomotor e nervoso ● Lentes corretivas ● Diversidade de ecossistemas ● Fenômenos naturais e impactos ambientais ● Programas e indicadores de saúde pública ● Mecanismos reprodutivos ● Sexualidade ● Hereditariedade ● Ideias evolucionistas ● Preservação da biodiversidade ● Saúde auditiva e visual ● Ciclo hidrológico ● Consumo consciente ● Reciclagem
- 1 Tópicos
- 1 Mensagens
- Enquete: Sabe por que a água do mar é azul?
Dom 26 Jan 2020 - 22:03
Diego Henrique (Didi)
Energia
Unidade Temática do Componente Curricular Ciências
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Prevenção de acidentes domésticos ● Produção de som ● Efeitos da luz nos materiais ● Máquinas simples ● Formas de propagação do calor ● Equilíbrio termodinâmico e vida na Terra ● História dos combustíveis e das máquinas térmicas ● Fontes e tipos de energia ● Transformação de energia ● Cálculo de consumo de energia elétrica ● Circuitos elétricos ● Uso consciente de energia elétrica
- 1 Tópicos
- 1 Mensagens
- Enquete: Qual foi o seu pior choque elétrico?
Seg 17 Fev 2020 - 19:06
Diego Henrique (Didi)
Matéria
Unidade Temática do Componente Curricular Ciências
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Características dos materiais ● Propriedades e usos dos materiais ● MisturasTransformações reversíveis e não reversíveis ● Misturas homogêneas e heterogêneas ● Separação de materiais ● Materiais sintéticos ● Transformações químicas ● Aspectos quantitativos das transformações químicas ● Estrutura da matéria
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Terra e Universo
Unidade Temática do Componente Curricular Ciências
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Escalas de tempo ● Movimento aparente do Sol no céu ● O Sol como fonte de luz e calor● Características da Terra ● Observação do céu ● Usos do solo ● Pontos cardeais ● Calendários, fenômenos cíclicos e cultura ● Constelações e mapas celestes ● Movimento de rotação da Terra● Periodicidade das fases da Lua ● Instrumentos óticos ● Forma, estrutura e movimentos da Terra● Composição do ar ● Efeito estufa ● Camada de ozônio ● Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis) ● Placas tectônicas e deriva continental ● Sistema Sol, Terra e Lua ● Clima ● Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo ● Astronomia e cultura ● Vida humana fora da Terra ● Ordem de grandeza astronômica ● Evolução estelar
- 1 Tópicos
- 2 Mensagens
- Calendário
Sex 29 maio 2020 - 13:30
Diego Henrique (Didi)
O sujeito e seu lugar no mundo
Unidade Temática do Componente Curricular Geografia
OBJETOS DE CONHECIMENTO● O modo de vida das crianças em diferentes lugares ● Situações de convívio em diferentes lugares● Convivência e interações entre pessoas na comunidade ● Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação ● A cidade e o campo: aproximações e diferenças ● Território e diversidade cultural● Processos migratórios no Brasil ● Instâncias do poder público e canais de participação social● Dinâmica populacional ● Diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais● Identidade sociocultural ● Ideias e concepções sobre a formação territorial do Brasil ● Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais ● Diversidade e dinâmica da população mundial e local ● A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura ● Corporações e organismos internacionais ● As manifestações culturais na formação populacional
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Conexões e escalas
Unidade Temática do Componente Curricular Geografia
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Ciclos naturais e a vida cotidiana ● Experiências da comunidade no tempo e no espaço ● Mudanças e permanências ● Paisagens naturais e antrópicas em transformação ● Relação campo e cidade ● Unidades político-administrativas do Brasil ● Territórios étnico-culturais ● Território, redes e urbanização● Relações entre os componentes físico-naturais ● Formação territorial do Brasil ● Características da população brasileira ● Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial ● Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização ● A divisão do mundo em Ocidente e Oriente ● Intercâmbios históricos e culturais entre Europa, Ásia e Oceania
- 1 Tópicos
- 1 Mensagens
- Enquete: Qual é a melhor forma de viajar?
Seg 30 Dez 2019 - 20:20
Diego Henrique (Didi)
Mundo do trabalho
Unidade Temática do Componente Curricular Geografia
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia ● Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes ● Matéria-prima e indústria ● Trabalho no campo e na cidade ● Produção, circulação e consumo ● Trabalho e inovação tecnológica ● Transformação das paisagens naturais e antrópicas● Desigualdade social e o trabalho ● Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção ● Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina● Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial ● Cadeias industriais e inovação no uso dos recursos naturais e matérias-primas
Educadores em Cooperação- 3 Tópicos
- 4 Mensagens
- Questões de conhecimentos gerais - Preparação para concursos
Qua 29 Abr 2020 - 18:51
Diego Henrique (Didi)
Formas de representação e pensamento espacial
Unidade Temática do Componente Curricular Geografia
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Pontos de referência ● Localização, orientação e representação espacial ● Representações cartográficas ● Sistema de orientação ● Elementos constitutivos dos mapas ● Mapas e imagens de satélite● Representação das cidades e do espaço urbano ● Fenômenos naturais e sociais representados de diferentes maneiras ● Mapas temáticos do Brasil ● Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África ● Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Natureza, ambientes e qualidade de vida
Unidade Temática do Componente Curricular Geografia
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Condições de vida nos lugares de vivência ● Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade ● Produção, circulação e consumo ● Impactos das atividades humanas ● Conservação e degradação da natureza ● Qualidade ambiental ● Diferentes tipos de poluição ● Gestão pública da qualidade de vida ● Biodiversidade e ciclo hidrológico ● Atividades humanas e dinâmica climática● Biodiversidade brasileira ● Identidades e interculturalidades regionais: Estados Unidos da América, América espanhola e portuguesa e África ● Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na América Latina ● Diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, na Ásia e na Oceania
- 2 Tópicos
- 2 Mensagens
- VIDAGEMLHANDO
Ter 31 maio 2022 - 21:25
Diego Henrique (Didi)
Unidades Temáticas
Unidades Temáticas do Componente Curricular História
● Mundo pessoal: meu lugar no mundo ● Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo● A comunidade e seus registros ● As formas de registrar as experiências da comunidade ● O trabalho e a sustentabilidade na comunidade ● As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município● O lugar em que vive ● A noção de espaço público e privado ● Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos ● Circulação de pessoas, produtos e culturas ● As questões históricas relativas às migrações ● Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social ● Registros da história: linguagens e culturas ● História: tempo, espaço e formas de registros ● A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades ● Lógicas de organização política ● Trabalho e formas de organização social e cultural ● O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias ● Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo ● A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial americano ● Lógicas comerciais e mercantis da modernidade ● O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise ● Os processos de independência nas Américas ● O Brasil no século XIX ● Configurações do mundo no século XIX ● O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX ● Totalitarismos e conflitos mundiais ● Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946 ● A história recente
- 1 Tópicos
- 1 Mensagens
- Por que a América espanhola é fragmentada e a portuguesa não?
Sex 30 Out 2020 - 22:38
Diego Henrique (Didi)
Identidades e alteridades
Unidade Temática do Componente Curricular Ensino Religioso
OBJETOS DE CONHECIMENTO● O eu, o outro e o nós ● Imanência e transcendência ● O eu, a família e o ambiente de convivência● Memórias e símbolos ● Símbolos religiosos ● Espaços e territórios religiosos
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Manifestações religiosas
Unidade Temática do Componente Curricular Ensino Religioso
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Sentimentos, lembranças, memórias e saberes ● Alimentos sagrados ● Práticas celebrativas● Indumentárias religiosas ● Ritos religiosos ● Representações religiosas na arte ● Místicas e espiritualidades ● Lideranças religiosas
- 0 Tópicos
- 0 Mensagens
Crenças religiosas e filosofias de vida
Unidade Temática do Componente Curricular Ensino Religioso
OBJETOS DE CONHECIMENTO● Ideia(s) de divindade(s) ● Narrativas religiosas ● Mitos nas tradições religiosas ● Ancestralidade e tradição oral ● Tradição escrita: registro dos ensinamentos sagrados ● Ensinamentos da tradição escrita ● Símbolos, ritos e mitos religiosos ● Princípios éticos e valores religiosos ● Liderança e direitos humanos ● Crenças, convicções e atitudes ● Doutrinas religiosas ● Crenças, filosofias de vida e esfera pública● Tradições religiosas, mídias e tecnologias ● Imanência e transcendência ● Vida e morte ● Princípios e valores éticos
- 2 Tópicos
- 3 Mensagens
- Enquete: Sua felicidade é genuína ou condicionada?
Qua 29 Jul 2020 - 12:27
Diego Henrique (Didi)
- 9 Tópicos
- 8 Mensagens
- Campanha contra o Cyberbullying
Sex 17 Jul 2020 - 22:08
Diego Henrique (Didi)
- 1 Tópicos
- 1 Mensagens
- Quer saber o seu tipo de personalidade?
Sex 25 Jan 2019 - 11:41
Diego Henrique (Didi)
Imagens compartilhadas recentemente
- Tópicos ativos do dia •
- Top 20 dos postadores do dia •
- Top 20 dos postadores do fórum
- Excluir os cookies do fórum
- Novas mensagens
- Não há novas mensagens
- Fórum bloqueado
|
|
Ter 20 Jun 2023 - 14:55 por legit nyck
» Evento de Natal no ship Palmacosta
Ter 20 Jun 2023 - 14:54 por legit nyck
» Idéia para uma boa organização dos fóruns Palmacosta
Sex 24 Mar 2023 - 9:34 por Diego Henrique (Didi)
» VIDAGEMLHANDO
Ter 31 maio 2022 - 21:25 por Diego Henrique (Didi)
» Tradução das mensagens de Rico Tyrell
Sáb 20 Nov 2021 - 21:13 por Diego Henrique (Didi)
» Uso de NPC proibidos ?
Sex 19 Nov 2021 - 20:06 por legit nyck
» Aleron Disc???
Sex 19 Nov 2021 - 20:00 por legit nyck
» PET - Educação Física - E. E. Adalberto Ferraz
Ter 27 Abr 2021 - 14:37 por Arthur Teixeira bastos
» Desafio: Tanta música quanto aniversário
Sex 9 Abr 2021 - 0:09 por Diego Henrique (Didi)