Normas do fórum
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Normas do fórum
A compreensão e o respeito destas normas é de responsabilidade de cada membro. Ao se registrar na RECUMONET você declara compreender e aceitar as normas presentes, cujo os propósitos são de garantirem o bem-estar, a harmonia e a convivência pacífica de todos os participantes.
Caso você não concorde com alguma norma, deixe uma resposta com sua justificativa ou sugestão de alteração.
Seções |
Netiqueta |
Perfil |
Tópicos e Mensagens |
Avaliação das Mensagens |
Mediadores |
Penalidades |
RECUMONET nas Redes Sociais |
Netiqueta
Decorrente da fusão de duas palavras: net (que significa "internet") e "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais), netiqueta é um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet. Todos os usuários da rede devem respeitar os parágrafos abaixo:
- Maiúsculas: Nunca se deve escrever nada usando apenas as letras maiúsculas, isso significa que a pessoa está gritando. Além do mais, ler um texto assim é extremamente cansativo.
- Mensagens chatas: Não enviar mensagens de propagandas indesejadas, “correntes” e outras mensagens do tipo. Isto é muito desagradável.
- Formatação: Não usar recursos de formatação de texto em excesso, como cores, tamanho da fonte, tags especiais, etc. E evitar enviar mensagens curtas em várias linhas.
- Emoticons: O emoticon é legal quando usado da forma correta: demonstrar sentimentos. Os emoticons não devem ser utilizados como elementos do próprio texto, visto que em alguns casos não é possível identificar o que a pessoa quer dizer com aquilo.
- Tópicos Chamativos: Nunca crie tópicos com títulos muito chamativos e escandalosos, procure relacionar bem o título com a mensagem em questão.
- Ofensas: Se alguém for ofendido, não se deve revidar e criar uma “guerra on-line”, visto que isso dificilmente acabará. O melhor caminho é reportar para um dos mediadores.
Perfil
No momento de registro ou atualização do perfil o usuário deve observar os seguintes pontos:
- Os nomes de usuário deverão conter: nome + sobrenome. Não são permitidos nomes de usuário com caracteres especiais e símbolos. Caso tenha algum apelido que prefira ser chamado, coloque entre parênteses na frente do nome e sobrenome => Exemplo: Nome Sobrenome (Apelido)
- Não criar contas duplas. Pois caso contrário a mais recente será banida permanecendo a mais antiga.
- Informar dados verdadeiros, principalmente nos itens obrigatórios.
- É recomendável o uso de imagem de perfil verdadeira, mas caso prefira um avatar, tenha em mente que não serão aceitos avatares conflituosos, agressivos, pornográficos ou publicitários.
- A guia de mensagens dos visitantes funciona como um mural de recados em que os textos postados são vistos por todos os membros, essa guia é exclusiva para demonstrações públicas de afeto, não para recados privados, para este ultimo existe as mensagens privadas.
- Somente recebem o Rank de Docente ou Discente os professores (docentes) e seus alunos (discentes) que apropriam do fórum como ferramenta para trabalhar os conteúdos da sala de aula.
Tópicos e Mensagens
Na criação de tópicos e mensagens de respostas aos tópicos todos os participantes devem ter em mente as seguintes disposições:
- São proibidas as mensagens agressivas ou difamatórias, os insultos ou críticas pessoais, as grosserias e vulgaridades.
- São proibidas as mensagens que incitem ou estimulem práticas ilegais.
- O Tempo limite de edição de uma mensagem postada é de 24 hrs.
- Antes de criar um tópico utilize a caixa de pesquisa para consultar se seu assunto já foi contemplado. Evite mensagem idêntica em tópicos diferentes, pois elas são desagradáveis e inúteis. Caso seu assunto não esteja contemplado, atente-se para criar o tópico no local adequado, lembrando que os mediadores poderão mudar o posicionamento do tópico, sendo assim, procure sempre justificar ou questionar o motivo do posicionamento, argumentos convincentes contribuirão na melhor organização do fórum.
- Atentar para o nível gramatical e ortográfico. O estilo de escrita com gírias e abreviações de palavras simples deve ser evitado!
- Se o texto conter cópia de ideia ou frase completa de algum lugar da internet, deve-se postar o link no final. De preferência sobre o título de referências. Se for um comentário sobre algum programa de televisão ou materiais como livros, jornais ou revistas, também é aconselhado que se mencione a fonte.
- Se em algum tópico o membro não for responder a 1ª mensagem ou a última, utilize os recursos de "Citar ou "Multi-Citar. Assim os participantes terão mais facilidade na identificação das mensagens.
- Depois que um tópico criado por você for respondido utilize o botão "Obrigado(a)" na mensagem que julgar ser a melhor resposta para seu tópico.
- Toda a mensagem que se opõe às disposições citadas acima será editada ou excluída num prazo que dependerá da disponibilidade dos mediadores.
Avaliação das Mensagens
A ferramenta de avaliação das mensagens permite que os membros avaliem, positivamente ou negativamente, as mensagens postadas por outros membros. Para avaliar considere os seguintes critérios básicos de avaliação:
- Clareza na ideia - A apresentação da ideia foi clara? Não fugiu do assunto?
- Respeito as normas - Respeitou todas as normas de funcionamento da Rede?
- Ortografia e gramática - Não cometeu erro de ortografia, gramática ou pontuação que comprometa a leitura e o fluxo do texto?
Para avaliar uma mensagem positivamente, considere que a maioria das respostas acima deverá ser sim, e negativamente a maioria das respostas deverá ser não. Por se tratar de perguntas que dependem das suas experiências, recomendo que seja condicente com suas capacidades, nem muito rígido, nem muito flexível. Lembre-se de utilizar esses critérios com convicção, pois o membro ou os mediadores poderão questionar o porquê da avaliação negativa ou positiva.
Mediadores
Os Mediadores são membros responsáveis pela mediação do fórum e que tem acesso a várias ferramentas, como: união de mensagens, transição de tópicos, exclusão, etc. Esses membros deverão seguir as seguintes disposições:
- Agir para que todos os usuários respeitem as normas da rede.
- Colaborar na organização dos tópicos e mensagens.
- Comunicar as decisões a todos os mediadores.
- Entrar no fórum pelo menos uma vez por semana. O mediador poderá perder o cargo caso não tenha um justificativa convincente para se ausentar por período superior.
Para se tornar um mediador o membro deverá ser o mais votado em eleição disputada com outros 4 membros. Serão 5 candidatos por eleição. A candidatura deverá ser feita nesse tópico por indicação ou auto indicação, desde que o membro atenda as exigências de Estatísticas para a eleição em que concorrerá. Para a primeira eleição o membro deve ter as seguintes estatísticas:
- No mínimo 100 Pontos de Participação;
- No mínimo 25 Pontos de Avaliação, sendo que as Avaliações negativas recebidas não podem ultrapassar 10 pontos;
- No mínimo 50 avaliações dadas, resultado da soma das Avaliações dadas positivas e negativas.
Penalidades
As penalidades são ações que podem ocorrer com o membro que não respeitar as normas aqui presentes. Apesar da aplicação das penalidades ser uma tarefa apenas dos mediadores, cabe a todos o membros denunciarem situações de desrespeito as regras. Segue as penalidades que podem ser aplicadas:
- Exclusão ou edição da mensagem ou do perfil - Antes que essa penalidade seja aplicada, o membro infrator será solicitado para fazer a edição, caso não faça dentro de 24 horas do comunicado está ação será executada.
- Banimento por período - O membro que somar três penalidades do item (1) poderá ser banido por período determinado pelos mediadores. Quando um membro é banido ele não conseguirá se conectar a sua conta dentro do período estabelecido.
- Exclusão da conta e banimento do e-mail e IP - O membro que somar três banimentos do item (2) ou criar outra conta durante o período de banimento terá sua conta excluída bem como o bloqueio de e-mail e IP, ações estas que impossibilitam o retorno ao fórum.
RECUMONET nas Redes Sociais
Os perfis da RECUMONET nas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e outros tem como função: Aprimoramento do fórum, compartilhamento de conteúdos educacionais, e de serem canais de comunicação sobre as aprendizagens dos membros e visitantes do fórum.
Como a Rede é de todos os membros, todos poderão desempenhar funções administrativas nos perfis, para isso, basta responder esse tópico com sua solicitação. Atente-se para os seguintes critérios:
Como a Rede é de todos os membros, todos poderão desempenhar funções administrativas nos perfis, para isso, basta responder esse tópico com sua solicitação. Atente-se para os seguintes critérios:
- Colaborador ao vivo - Ter no mínimo 1 ponto de participação no fórum. Nessa função o membro pode transmitir ao vivo como a Página a partir de um dispositivo móvel. Não pode: comentar como a Página, criar anúncios, acessar as Ferramentas de Publicação ou visualizar informações.
- Analista - Ter no mínimo 5 pontos de participação no fórum. Nessa função o membro pode ver qual administrador criou uma publicação ou comentário e visualizar informações.
- Anunciante - Ter no mínimo 10 pontos de participação no fórum. Nessa função o membro pode ver qual administrador criou uma publicação ou comentário, criar anúncios e visualizar informações.
- Moderador - Ter no mínimo 20 pontos de participação no fórum. Nessa função o membro pode enviar mensagens como a Página, responder e excluir comentários na Página, criar anúncios, ver qual administrador criou uma publicação ou comentário, visualizar informações e responder comentários do Instagram na Página.
- Editor - Ter no mínimo 40 pontos de participação no fórum. Nessa função o membro pode enviar mensagens e publicar como a Página, responder e excluir comentários na Página, criar anúncios, ver qual administrador criou uma publicação ou comentário, visualizar informações, responder e excluir comentários do Instagram na Página e editar detalhes da conta do Instagram na Página.
- Administrador - Ser no mínimo um editor. Nessa função o membro pode gerenciar todos os aspectos da Página. Pode: enviar mensagens e publicar como a Página, responder e excluir comentários na Página, criar anúncios, ver qual administrador criou uma publicação ou comentário, visualizar informações, responder e excluir comentários do Instagram na Página, editar detalhes da conta do Instagram na Página e atribuir funções da Página. Por todos esses aspectos essa função não está disponível para solicitação, apenas por meio do meu convite.
Referências
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/informatica/netiqueta.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://ajuda.forumeiros.com/t82-regras-do-forum-dos-foruns-fdf
Diego Henrique (Didi)- Docente
- Nível de Escolaridade : Ensino Superior (Completo)
Estado : Minas Gerais
Cidade : Belo Horizonte
Zodíaco :
Horóscopo Chinês :
Data de Inscrição : 09/04/2018
Pontos de Participação : 174
Pontos de Avaliação : 53
Mensagens : 49
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